[Resenha] As Luzes Mais Brilhantes

1/04/2018



Título: As Luzes Mais Brilhantes
Autor: Augusto Alvarenga
Editora: Astral Cultural
Páginas: 205
Compre: Amazon | Buscapé | Cultura
Livro enviado pela editora parceira
Julién passou por uma fase terrível e seu coração ainda está despedaçado. Agora, ele decidiu viver um dia após o outro, tentando compreender as particularidades dessa cidade enorme que é São Paulo, onde ele vive, mas se sente sozinho. Porém, um dia, quando cruza a Avenida Paulista de bicicleta, ele tromba com Bruna, a aprendiz de cineasta mais diferente que já viu. Por causa desse momento tão inesperado - e quase trágico -, eles decidem tomar um café. E, depois desse café, nada mais foi como antes. Talvez algo possa surgir entre as luzes mais brilhantes da Paulista e repetidos cafés no Starbucks. Talvez eles – e os leitores – possam descobrir se e existe ou não amor em SP.

 As Luzes Mais Brilhantes foi meu primeiro contato com a escrita do Augusto, e foi uma boa leitura.

O livro trás a história de Julién, um jovem que vive sozinho em São Paulo, não se dá bem com sua mãe que mora na França e tem um passado bem conturbado.
O caminho dele se cruza com o de Bruna de uma forma inusitada: quando ele a atropela com sua bicicleta em plena Avenida Paulista.
Bruna é uma jovem estudante de cinema, que renova a energia de Julién quando se aproximam.

Os dois gostam de música e cinema, e sempre tem longas conversas, e amam Starbucks.
Cada vez mais próximos, novos sentimentos vão surgindo, mas o passado de Julién, sempre o assombra, e a presença de Bruna é algo que o faz sentir melhor, assim como Mariana, sua melhor amiga superprotetora que esteve com ele nos piores momentos.


A leitura foi bem agradável e trabalha com temas importantes, como ansiedade, síndrome do pânico, questões familiares.

Demorei um pouco para ler o livro pois peguei ele para ler em uma época em que deveria ter deixado de lado a temática, mas como disse, apesar disso foi uma leitura agradável, e gostei do fato do autor não romantizar ansiedade, depressão e tal.
Para Julién se levantar da cama é uma luta diária, e ele vai vevendo um dia após o outro da melhor forma que pode.

O livro é dividido em cinco partes, e cada uma tem o nome de uma faixa do álbum The Earth is Not a Dead Cold Plane da banda Explosions in the Sky, que devo confessar: eu não conhecia e não parei para ouvir. Quem sabe um dia.

A história não tem graaandes reviravoltas, e a narrativa é em primeira pessoa, dividida entre Julién e Bruna. Gostei da esscrita do autor, é bem leve.
E junto com Julién e Bruna a gente faz um pequeno tour por São Paulo, o que achei bem legal.
Dessa vez, minha mão tem outra para segurar.
Dessa vez, o frio não me incomoda.
Dessa vez, não estou sozinho. E não existe um turbilhão de pensamentos no meu cérebro.


Comente com o Facebook:

7 comentários

  1. Gostei muito dos temas tratados no livro, ainda mais que esses assuntos não foram romantizados como vemos em muitos livros por aí, como eu vivo estes problemas de perto o livro é uma ótima pedida para mim, deixo a dica anotada.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não conhecia o livro ou o autor e confessso que a premissa do romance, por si só, não me deixou tão interessada. Mas quando você disse que ele aborda temas como ansiedade, síndrome do pânico, e questões familiares, fiquei bem curiosa. Gostaria de conferir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Eu conhecia só pelo titulo, eu achei legal a tematica abordada, está bem em alta no momento e o melhor, não foram romantizado. Fiquei feliz de saber que foi uma boa leitura!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a forma como o autor trabalhou o desenrolar da trama. Essa capa também é muito bonita e fiquei com vontade de realizar essa leitura.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei curiosa para ler. Apesar de parecer ser um romance bem clichê, parece ser uma leitura gostosa. Além disso, fiquei interessada por ele abordar temas como a ansiedade e a depressão sem cair em romantizações.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nossa, vi essa capa diversas vezes porém nunca me atentei ao fato dela ser de livro nacional. Gosto de romances clichês quando eles são bem escritos. Acho as temáticas interessantes, então talvez eu leia mesmo. Adorei a sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
A. Libri © Copyright 2017 ♥ Ilustração by Vexels.com ♥ Design by Kris Monneska.